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sobre nós

“1 (vida) / 0 (negridade) = infinito - infinito ou infinito/ infinito = indeterminado”*

Escapando pelas bordas e brechas daquilo que pressupõe universalidade, mensuração e classificação, as corpas, as artes e os pensamentos das gentes negras hospedam a capacidade incontornável de criar, ler e habitar para além deste mundo. No campo cinematográfico, a irradiação da luz negra nos modos de fazer, pensar e sentir o cinema brasileiro nos motiva a ir atrás de seus rastros, seus discursos e suas matérias.

Quais fraturas e continuidades advém do que ousamos a chamar de “cinema negro brasileiro”? Como é essa coletividade que estamos nomeando? O que essa categorização “negro” e “brasileiro” inclui, exclui e produz? Como é/seria/poderá ser um filme/arte negro/negra, afinal? Quais sensibilidades se criam e recriam a partir dessas produções fílmicas e audiovisuais? O que podemos encontrar quando investigamos a filmografia nacional brasileira, na busca dessas luminescências? Como montar e remontar genealogias acerca do cinema brasileiro hoje? Qual o lugar da autoria nessa discussão? E o da crítica?

Em meio a contornos heterogêneos, contraditórios e infinitos, se encontra a INDETERMINAÇÕES - plataforma de crítica e cinema negro brasileiro. Idealizado por Lorenna Rocha e Gabriel Araújo, o projeto dedica-se a investigar e elaborar questões que tangenciam o campo da crítica cinematográfica e do cinema negro brasileiro, a partir de perspectivas interdisciplinares.

A INDETERMINAÇÕES tem como principais eixos de atuação: formação, memória, pesquisa, publicação e preservação. Acreditamos que caminhar pelo passado cria rotas para elaborarmos os presentes e futuros, afinal, as temporalidades não estão separadas. De dentro das espirais dos tempos, nos moveremos para construir espaços públicos de discussão onde possamos conjecturar e por em enfrentamento os pensamentos que permeiam e extrapolam os entendimentos acerca do cinema negro e brasileiro, destacando sua heterogeneidade, complexidade e ambivalência.

* Excerto do livro “A Dívida Impagável”, de Denise Ferreira da Silva

Lorenna Rocha

Concepção, direção geral, pesquisa e curadoria

Historiadora (UFPE), pesquisadora, programadora e crítica cultural. Foi redatora na Revista Cinética (2021) e no blog Sessão Aberta (2019-2021). É editora e crítica da Quarta Parede. Possui publicações em livros, catálogos de cinema, sites e blogs como Verberenas e CineFestivais. Participou de programas formativos como 4º Talent Press Rio (2019) e Júri Jovem - 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2021). Foi programadora da Competitiva Internacional no 23º FestCurtasBH. Ministra aulas acerca da crítica de cinema e de teatro e dos teatros e cinemas negros. Está como programadora do XIV Janela Internacional de Cinema do Recife.

Gabriel Araújo

Concepção, direção geral, pesquisa e curadoria

Jornalista (UFMG), programador e crítico cinematográfico. É redator e repórter da Folha de S. Paulo, cofundador e curador do Cineclube Mocambo, e parte dos coletivos Zanza e Lena Santos. Integrou a equipe de curadoria de mostras e festivais como Cinecipó, América Negra, LONA, entre outros, e possui publicações em sites e catálogos de cinema. Um dos críticos selecionados para o Talent Press Rio 2021, foi ainda júri jovem da 2ª Semana do Audiovisual Negro e júri da Competitiva Minas do 23º FestCurtasBH.

Ana Júlia Silvino

Mídias Sociais e Tradução

Graduanda em Rádio, TV e Internet (UFJF). Community Manager na Aerolito - um ecossistema de alfabetização para futuros. É redatora cultural no Descolonizarte - revista decolonial de artes visuais - e atua como crítica de cinema. Participou do 5° Talent Press Rio (RJ), integrou o Júri Jovem - 24° Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e Primeiro Plano 2020, festival de cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Fez parte da curadoria do Cineclube Lumière e Cia (UFJF) e, em 2021, integrou o corpo curatorial do concurso de roteiros de longa-metragem do Fade to Black Festival. Faz parte da equipe de comunicação da INDETERMINAÇÕES - plataforma de crítica e cinema negro brasileiro. Por fim, já colaborou em revistas eletrônicas de crítica, como Revista Cinética (SP) e Verberenas (DF).

Renan Eduardo

Mídias Sociais

Bacharel em Cinema e Audiovisual pela PUC Minas. É criador, produtor e apresentador do Podcast Cinema em Transe - dedicado exclusivamente ao cinema brasileiro. Atuou por seis meses no projeto Projeto Providência de Extensão da PUC Minas junto ao acampamento do MST "Pátria Livre" (MG), integrou o Júri do Festival do Minuto na categoria “Melhor minuto” (2020), 1º Inhapim Cine Festival (2020) na categoria "Melhor média-metragem" e atuou como Júri Jovem - 25° Mostra de Cinema de Tiradentes (MG).

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Rodrigo Sarmento Sá Design Gráfico
MNA Advogados Associados Assessoria Jurídica